Protetores de ouvido ajudam a prevenir a perda auditiva precoce

 Home / Notícias / Detalhes da Notícia

Protetores de ouvido ajudam a prevenir a perda auditiva precoce

27 de Maio de 2014

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, 30% a 35% dos casos de perdas de audição são consequência da exposição a ruídos diários

A vida hoje está cada vez mais agitada. E barulhenta. Pessoas com boa saúde, mesmo sem saber, são vítimas dos males causados pelo barulho do dia a dia. Enfrentamos altos ruídos em toda a parte, seja no trânsito, em boates, ao usar fones de ouvido para ouvir música, em algumas atividades profissionais e até mesmo dentro de casa, ao utilizar o secador de cabelos, o liquidificador, o aspirador de pó, ou simplesmente assistindo TV ou ligando aparelhos de som em alto volume.

A exposição contínua a sons acima de 80 decibéis sem nenhuma proteção auditiva pode causar, ao longo dos anos, perda de audição irreversível, de acordo com a predisposição de cada indivíduo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, 30% a 35% das perdas de audição são consequência da exposição a ruídos diários. Por isso, atenção! Não são só aqueles que trabalham diretamente expostos a barulhos - como DJs, produtores musicais, operadores de áudio de emissoras de rádio, funcionários de alguns setores industriais - que devem fazer uso dos protetores de ouvido. Todos devem usá-los, em algumas atividades de nosso cotidiano.

Quando se vai a uma boate, a uma micareta ou atrás de trios elétricos, no carnaval; e até mesmo à uma academia de ginástica (onde muitos professores utilizam a música em volume alto para estimular a malhação) usar protetores de ouvido é uma importante medida de prevenção para evitar a perda precoce da audição.

Os atenuadores, com são chamados, são leves e protegem a audição. Engana-se quem pensa que, ao usar o atenuador, deixará de ouvir totalmente o som à sua volta. "Os atenuadores, como o nome diz, apenas reduzem o volume excessivo, mas quem os usa não deixa de ouvir o som ambiente", explica a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas. Os atenuadores são moldados de acordo com a anatomia do ouvido de cada pessoa, e os da Telex, por exemplo, diminuem o barulho entre 15 decibéis e 25 decibéis, conforme a necessidade do usuário.


Veja também em:

http://www.criativaonline.com.br/index/noticias/id-36856/protetores_de_ouvido_ajudam_a_prevenir__a_perda_auditiva_precoce

http://www.thesptimes.com.br/sp/saiba-como-prevenir-a-perda-auditiva-precoce/


Fonte: Criativa Online

Compartilhe esse conteúdo com a sua rede social favorita.
Voltar