Otite do nadador é mais comum no verão e exige tratamento médico

 Home / Notícias / Detalhes da Notícia

Otite do nadador é mais comum no verão e exige tratamento médico

1 de Fevereiro de 2014

Natação é um dos esportes mais recomendados para pessoas de todas as idades. No verão, porém, há mais risco de contrair a 'otite do nadador', em função das altas temperaturas, que atraem crianças, jovens, adultos e idosos às piscinas e à praia. "Otite externa é uma doença que deve ser tratada por um especialista. Remédios caseiros aplicados nos ouvidos, como álcool e azeite quente, podem agravar o problema, ou provocar outras enfermidades", afirma o Dr. Paulo Roberto Lazarini, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia.

O especialista adverte, também, para as otites contraídas em água termais. "Água quente e sem renovação constante é um caldo de cultura para bactérias, as quais podem afetar o ouvido." A recomendação de Lazarini é se informar, previamente, sobre o tratamento de piscinas e as condições de balneabilidade de rios e praias.

Em todos esses casos, é fundamental secar adequadamente as orelhas com uma toalha mais fina, após a natação e não abusar, por longos períodos, dos mergulhos e imersões. "Ao sentir qualquer desconforto nos ouvidos, vá ao médico. O uso de medicamentos tópicos contendo antibióticos pode ser necessário, além de curativos locais, mas quem define qual o mais indicado para cada caso é o médico", observa.

A "otite do nadador" é uma infecção do canal auditivo que pode provocar dor, sensibilidade e comichão, perda parcial da audição, sensação de bloqueio, secreção e até febre.

 Sobre a SBO

A Sociedade Brasileira de Otologia foi fundada em 29 de outubro de 1969. Completa, portanto, 45 anos em 2014. Seu atual presidente é Dr. Paulo Roberto Lazarini.

Otologia é a parte da medicina que estuda as doenças, anatomia e fisiologia do ouvido. Um dos principais avanços da otologia nas últimas décadas é o implante coclear, que reverte milhares de casos de surdez. 

A história da entidade é marcada pela luta para valorização da supraespecialidade e de seus profissionais em todo o Brasil. Estima-se que haja quase dois mil otologistas no país.

Contatos:
Carlos Thompson - MTb. 4940
(11) 99258-3892 jcthomps@uol.com.br
www.sbotologia.com.br

Compartilhe esse conteúdo com a sua rede social favorita.
Voltar