Ouvido também sofre com alternância de frio e calor

 Home / Notícias / Detalhes da Notícia

Ouvido também sofre com alternância de frio e calor

1 de Julho de 2014

O frio e a grande oscilação de temperaturas, às vezes de até 15ºC em algumas horas, podem provocar otites e outras doenças auditivas no inverno e no começo da primavera, afirma Paulo Roberto Lazarini, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO). "Se tiver coriza, coceira no nariz, ou sentir os ouvidos tampados, dores ou outros desconfortos auditivos, vá ao otorrino. Não tome remédios por conta própria nem use receitas caseiras nos ouvidos e no nariz", adverte.

Segundo o especialista, crises de rinite, resfriados e gripes são mais comuns neste período do ano, até os primeiros dias de outubro. "À medida que as temperaturas sobem e que chove regularmente, os problemas respiratórios tendem a se reduzir, principalmente em São Paulo, que tem um inverno muito seco", explica Lazarini.

Até lá, ele sugere atenção e moderação. "Não esquente demais o ambiente com aquecedores ou ar-condicionado. Além disso, ventile a casa, mesmo que esteja frio." Pessoas alérgicas podem substituir cobertores por edredons, e blusas de lã por moletons e jaquetas.

Sobre a SBO

A Sociedade Brasileira de Otologia foi fundada em 29 de outubro de 1969. Completa, portanto, 45 anos em 2014. Seu atual presidente é Dr. Paulo Roberto Lazarini.

Otologia é a parte da medicina que estuda as doenças, anatomia e fisiologia do ouvido. Um dos principais avanços da otologia nas últimas décadas é o implante coclear, que reverte milhares de casos de surdez. 

A história da entidade é marcada pela luta para valorização da supraespecialidade e de seus profissionais em todo o Brasil. Estima-se que haja quase dois mil otologistas no país.

Contatos:
Carlos Thompson - MTb. 4940
(11) 99258-3892 jcthomps@uol.com.br
www.sbotologia.com.br


Veja também em:

http://www.segs.com.br/demais/132-demais-c/2396-ouvido-tambem-sofre-com-alternancia-de-frio-e-calor.html (SEGS, SP)

http://www.bemparana.com.br/noticia/305861/haja-ouvidos-para-tanta-folia-e-tanto-barulho (Bem Paraná, Curitiba, PR)

http://mais.sortimentos.com/ouvido-sofre-alternancia-frio-calor/ (Mais Sortimentos, RS)

http://www.jornalvianorte.com.br/index.php/detalhe-noticia/1378/ouvido-tambem-sofre-com-alternancia-de-frio-e-calor (Jornal Via Norte, RS)

http://www.mixnews.com.br/Saude7.htm (Mixnews Revista Eletrônica)

http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2014/07/vida/viver_com_saude/68953-oscilacao-de-temperatura-pode-ser-prejudicial-ao-ouvido.html (Jornal NH, Novo Hamburgo, RS)

http://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2014/07/vida/viver_com_saude/68956-oscilacao-de-temperatura-pode-ser-prejudicial-ao-ouvido.html (Jornal VS São Leopoldo);

http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2014/07/vida/viver_com_saude/68957-oscilacao-de-temperatura-pode-ser-prejudicial-ao-ouvido.html  (Diário de Canoas, RS);

Compartilhe esse conteúdo com a sua rede social favorita.
Voltar