Dr. Rudolf Lang

 Home / Ex-Presidentes
fundador da SBO

Presidente de 1969 a 1973

Eleito em 29/10/69 durante o XVIII Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, realizado no Salão de Atos da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Reeleito dia 09/09/71 na Assembleia Geral realizada durante o XX Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Lang, com Nicanor Letti, foi o artífice da Sociedade Brasileira de Otologia.

Nasceu em Caçapava do Sul, RS, em 27/08/1932. Formou-se em 1958, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista da Deutsche Ibero Amerika Stiftung, realizou estágios em Würzburg, na Alemanha, em Londres, em Bordeaux, em Zurique, além de Filadélfia, Chicago e Los Angeles.

Chefiou o Serviço de Otorrinolaringologia e Broncoesofagia do Hospital Ernesto Dorenelles, em Porto Alegre, de 1962 até 1978. Em 1973 assumiu o cargo de Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia, da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Foi presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica do Rio Grande do Sul, em 1969.

Também como Nicanor Letti, recuperou a Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, projetando-a como expressão de nossa especialidade. Por muitos anos os dois foram seus editores principais.

Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, realizado em Porto Alegre, lançou, durante o evento, as bases da Sociedade Brasileira de Otologia, sendo aclamado como seu primeiro presidente.

Rudolf Lang faleceu em Hannover, na Alemanha, em 11/05/1991.

Voltar