Dr. Nelson Caldas

 Home / Ex-Presidentes
Presidente de 1986 a 1989

Eleito dia 18/10/85 na Assembleia Geral realizada no Salão de Convenções do Plaza Hotel em São Paulo.

Reeleito dia 09/10/87 na Reunião de Assembleia Geral realizada durante a VII Reunião da Sociedade Brasileira de Otologia, no Mar Hotel, em Recife.

Nelson Caldas nasceu em Recife, em 1933.

Formou-se e, 1956 na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, na época chamada de Universidade do Recife. Em 1958 foi nomeado Professor Assistente. Sob a orientação de Maurício Ganança, elaborou uma tese na Escola Paulista de Medicina e defendeu-a em concurso para Livre-Docência em 1976, UFPE. Pós-graduado pela Universidade da Pennsylvania, Philadelphia, 1961. Aprovado com distinção para Professor Titular em 1985. Dedicado à Otologia, realizou inúmeros estágios nos Estados Unidos, com Importantes otologistas, como William House, Jack Pulec, David Austin, Goodhill e Harold Schuknecht.

Nelson fundou e coordernou o Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UFPE. Criou e igualmente coordena o Mestrado e o Doutorado em Otorrinolaringologia no Departamento de Cirurgia da UFPE, ambos reconhecidos pela CAPES. Supervisionou o Programa de Residência Médica em ORL do HC-UFPE, credenciando sem restrições pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC. Membro de uma família de especialistas, era filho de Silvio Caldas, otorrinolaringologista do Recife, que fez seu aprendizado com Raul David de Sanson, no Rio de Janeiro.

Francamente interessado na política profissional, foi um dos visionários que, ao lado de Rudolf Lang, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz e Nicanor Letti, organizaram as bases e foram fundadores da Sociedade Brasileira de Otologia. Faleceu em 22 de maio de 2012.

Voltar