Dr. Silvio da Silva Caldas Neto

 Home / Ex-Presidentes
Presidente de 2009 a 2011

"Em julho de 2009, durante o Congresso Mundial de Otorrinolaringologia, em São Paulo, fui eleito presidente da SBO. Entretanto, só tomei posse deste cargo em novembro daquele mesmo ano. Entre 10 e 13 de março de 2010, realizamos a 14ª Reunião da Sociedade Brasileira de Otologia - Four Otology 2010, em São Paulo.

O evento contou com cerca de 40 convidados nacionais e quatro representantes de grandes escolas internacionais de otologia - Anke Lesinzki-Schiedat (Hannover, Alemanha), Robert Vincent (Béziers, França), Joseph Nadol (Boston, Estados Unidos) e Rick Friedmann (Los Angeles, Estados Unidos) - e gerou um lucro de 123 mil reais, o que foi de grande importância para o fortalecimento da nossa sociedade.

Poucos dias após o evento, assinamos, ad referendum, um convênio com a ABORL-CCF, que nos permitiu continuarmos a utilizar a estrutura física e administrativa daquela associação e, ainda assim, manter a nossa reunião científica, agora atrelada ao Congresso Brasileiro de OLR-CCF. Este convênio foi referendado, por unanimidade, pela Assembleia Geral Ordinária da SBO em novembro do mesmo ano, em Natal (RN). Dessa forma, já em setembro de 2011, realizamos a 15ª Reunião da SBO, em Curitiba (PR). Dessa vez, já atrelado ao Congresso Brasileiro, o evento foi mais curto, com dois dias de duração, porém, mesmo assim, reuniu 41 colegas brasileiros e um convidado internacional, Nickolas Blevins (Palo Alto, Estados Unidos), além de obter mais um pequeno lucro.

Outra ação da nossa gestão foi a reinstituição, a partir de 2011, da anuidade da SBO, na tentativa de redefinir o nosso corpo de associados, bem como restabelecer uma forma de financiamento de parte das nossas atividades. Demos, ainda, continuidade à Campanha da Saúde Auditiva, com centenas de inserções dos temas de interesse da otologia em diversos veículos de comunicação. Finalmente, aproveitando importante ação lançada pela gestão anterior, tivemos oportunidade de realizar o Tour Pela Audição em duas ocasiões, na região metropolitana de São Paulo.

A nossa gestão terminou em novembro de 2011, dois meses após a eleição da nova Diretoria, em setembro de 2011, encabeçada pelo nosso colega Marcelo Tepedino."

Voltar